O núcleo Rio de Janeiro do Grupo de Pesquisa Cidades Litorâneas e Turismo (CILITUR/RJ), vinculado à Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), promoverá entre os dias 22 a 26 de novembro de 2021, em formato remoto, o III Colóquio Internacional sobre Cidades Litorâneas e Turismo – III CILITUR, com o tema “Turismo e Produção do Espaço Litorâneo: processos, conflitos e contradições“.
A primeira edição do evento, realizado em outubro de 2017 em Recife/PE, surgiu do encontro dos organizadores em torno da temática, à luz dos campos disciplinares do Planejamento Urbano e Regional e da Arquitetura e Urbanismo e do Grupo de Pesquisa (CNPq) CILITUR – Cidades Litorâneas e Turismo das Universidades: UFPE, UFC e UFRRJ. Como desdobramento do I CILITUR, foi incorporada a participação de professores/pesquisadores de outras instituições, como a UFRJ, UFRN, IFPE e IFRN.
Em novembro de 2019, também na cidade do Recife/PE, foi realizada a segunda edição do evento (II CILITUR), que promoveu a temática “Turismo e desenvolvimento desigual no litoral brasileiro“. Nesta segunda edição, o evento incorporou a participação de novos pesquisadores e instituições ao grupo de pesquisa, que atualmente conta com 15 pesquisadores de 9 instituições federais de ensino e pesquisa brasileiros: IFPE, IFRN, UFC, UFPB, UFPE, UFRN, UFRJ, UFRPE e UFRRJ.
Pioneiro, em termos nacionais, na sistematização da discussão em rede da temática Turismo e Produção do Espaço Litorâneo no Brasil, o Grupo Cilitur figura, atualmente, como um dos maiores grupos interdisciplinares dedicado ao estudo do tema, tendo compromisso com a devolutiva social dos conhecimentos produzidos em seus núcleos regionais e estaduais, tanto por meio de publicações de artigos, participação em eventos científicos, como também na promoção de seus próprios eventos, a exemplo dos Colóquios CILITUR.
Deste modo, a relevância social deste III CILITUR reside na oportunidade de apresentação, discussão e reflexão de ideias, pesquisas e análises críticas a respeito de políticas públicas, intervenções físico-espaciais e práticas socioespaciais que têm como ponto de inflexão e interseção a complexa, intrincada e dialética relação entre o turismo e a produção do espaço litorâneo, sob uma perspectiva multiescalar e periférica. Incluindo, portanto, processos socioespaciais, econômicos e ambientais relacionados ao turismo e à produção do espaço em escala macrorregional, metropolitana e intraurbana, sem perder de vista sua contextualização dentro do atual estágio de acumulação e reprodução do sistema capitalista em nível global.
Nesta terceira edição, as discussões ampliam-se para além do recorte espacial do litoral brasileiro, abrindo espaço para apresentação e discussão de estudos em outros contextos, sobretudo, latino-americanos.
Público-alvo: professores, estudantes, estudiosos, pesquisadores e profissionais de Planejamento Urbano e Regional, Arquitetura e Urbanismo, Turismo, Geografia e áreas afins.
Entendemos que as relações entre turismo e território devem ser pensadas para além de seu viés econômico, considerando o jogo de práticas e disputas socioespaciais em que esta atividade se insere. Faz-se importante compreender que relações o turismo estabelece com as políticas públicas, com mercado e com os residentes, bem como seus reflexos na produção social dos espaços litorâneos, enfatizando em que medida essas transformações têm contribuído para a geração de desenvolvimentos desiguais, alterações de rendas reais e outros impactos socioeconômicos e ambientais, expressos tanto em escalas regionais quanto locais.
Dentro desse contexto, o III CILITUR propõe a discussão a respeito dos processos, conflitos e contradições na produção dos espaços litorâneos em função da atividade turística. O evento traz ainda os resultados da pesquisa homônima, desenvolvida em rede pelo Grupo CILITUR, com apoio do edital universal MCTI/CNPq nº 28/2018 – faixa A.
Diante desse panorama, convidamos estudantes, pesquisadores e profissionais a contribuírem com o debate proposto, submetendo resumos expandidos para apresentação em sessões de comunicação ou pôsteres (resumos simples) nos seguintes eixos temáticos relacionados ao tema central do evento:
Este eixo temático acolhe trabalhos que discutam o papel do Estado e das políticas públicas por ele empreendidas, na promoção, dinamização e controle da atividade turística no território, considerando os processos, conflitos e contradições, bem como os impactos econômicos, socioespaciais e ambientais dela decorrentes.
Numa outra vertente, engloba também trabalhos que discutam experiências e práticas contra hegemônicas na promoção e gestão do turismo a partir do território e participação popular, amparadas ou não por políticas públicas, a exemplo de iniciativas de Turismo de Base Comunitária (TBC) e o Turismo Criativo.
Este eixo temático abriga trabalhos que discutam os processos, conflitos e contradições na produção do espaço em áreas litorâneas suscitado pela atividade turística, em diferentes escalas (local, metropolitana, regional e nacional). Enquadram-se análises dos conflitos e contradições decorrentes de projetos de intervenções físico-espacial, como a urbanização de frentes marítimas, o provimento de infraestrutura, a questão patrimônio histórico, a implementação de equipamentos turísticos (em suas diferentes tipologias) e seus efeitos morfológicos, socioeconômicos, espaciais e ambientais na produção e consumo do espaço.
Incluem-se também trabalhos que versem sobre as relações entre paisagem, turismo, lazer e os conflitos com outras atividades econômicas e usos litorâneos.
Este eixo temático acolhe trabalhos que discutam a relação dialética entre a financeirização da economia e o turismo, entendido como uma importante frente do processo de reprodução, valorização e acumulação capitalista no mundo contemporâneo globalizado. As discussões têm como ponto de partida o questionamento a respeito de como se dá essa relação (turismo e financeirização) e como ela se expressa no território, em suas diferentes escalas. O eixo acolhe ainda trabalhos que versam sobre os efeitos das novas tecnologias digitais sobre o turismo, suas vinculações ao capital financeiro e seus rebatimentos no território, a exemplo das experiências do Turismo 4.0, das plataformas tecnológicas de locação de imóveis de curta temporada, dentre outros.
São atividades previstas para o III CILITUR:
Prof. Dr. Luciano Muniz Abreu – DAU e PPGDT / UFRRJ (Coordenador)
Prof. Dr. Sergio Moraes Rego Fagerlande – FAU e PROURB / UFRJ (Coordenador)
Prof. Dr. Alexandre Queiroz Pereira – PPGeo/UFC
Profª. Drª. Beatriz Diógenes – PPGAU+D/DAUD/UFC
Prof. Dr. Claudio Cristino – UFRPE
Profª. Drª. Cristina Pereira de Araujo – MDU/DAU/UFPE
Profª. Drª. Ilana Barreto Kiyotani – UFPB
Prof. Dr. Otávio Augusto Alves dos Santos – UFRPE
Prof. Dr. Ricardo Alexandre Paiva- PPGAU+D/DAU/UFC
Profª. Ma. Denise Marques – Doutoranda MDU/UFPE
Prof. Ms. João Paulo da Silva – Doutorando MDU/UFPE
Profª. Ma. Josiane Andrade – UNIFAVIP – Doutoranda MDU/UFPE
Prof. Ms. Wagner Fernandes Costa – IFRN
Ana Carollina Monteiro Spalla Moreira – DAU/UFRRJ
Beatriz Martins de Almeida – DAU/UFFRJ
Bianca Loisy Rezende Dutra – FAU UFRJ
Carlos Antonio Collaro Cerqueira – DAU/UFRRJ
Emile da Costa Magalhães – DAU/UFRRJ
Fernanda de Sales Fernandes – DAU/UFRRJ
Flávio de Paiva Pinto Jr – FAU UFRJ
Ingrid Oliveira Melo – DAU/UFRRJ
Isadora Cristina Cardoso Macedo – DAU/UFRRJ
Mayson Matheus Leocadio da Silva – DAU/UFRRJ
Rayane Rosignoli Dames de Oliveira – FAU UFRJ
Rayssa Barros da Silva – DAU/UFRRJ
Robson Fonseca de Oliveira Filho – DAU/UFRRJ
Sophia Vollu Keweloh Trindade – FAU/UFRJ
Vanessa Ariane Gomes – DAU/UFRRJ
Profª. Drª. Adriana Carla de Azevedo Borba – UFPE
Profª. Drª. Adriana Schueler – UFRRJ
Prof Dr Alamo Pimentel – UFSB
Profª. Drª. Alda Azevedo – UFRJ
Prof. Dr. Alexandre Queiroz – UFC
Prof. Dr. Ayrton Portilho Bueno – UFSC
Profª. Drª. Beatriz Helena Nogueira Diógenes – UFC
Prof. Dr. Carlos Alberto Lidizia Soares – UFF
Profª. Drª Cláudia Corrêa de Almeida Moraes – UFF
Prof. Dr. Claudio Cristino – UFRPE
Profª. Drª. Cristina Pereira de Araujo – UFPE
Prof. Dr. Cristóvão de Cássio da T. de Brito – UFBA
Prof. Dr. Décio Tubbs Filho – UFRRJ
Profª. Drª. Denise Silva Magalhães – UFBA
Profª Drª. Diana Alberto – UFPA
Profª. Eloise Silveira Botelho – UNIRIO
Profª. Drª. Fábia Trentin – UFF
Profª. Drª. Fabiana Izaga – UFRJ
Profª. Drª. Flavia Braga – UFF
Profª. Drª. Goreti da Costa Tavares – UFPA
Profª. Drª. Heliana Comin Vargas – USP
Profª. Dªa. Ilana Barreto Kiyotani – UFPB
Profª. Drª. Isabela de Fátima Fogaça – UFRRJ
Prof Dra Izabella Galera – UFPE
Prof. Dr. José Almir Farias Filho – UFC
Profª. Drª. Julieta Leite – UFPE
Prof. Dr. Luís Henrique de Souza – UFPE
Profª. Drª. Luciana Nemer – UFF
Prof. Dr. Luciano Muniz Abreu – UFRRJ
Prof. Dr. Luiz Alexandre Mees – UNIRIO
Profª. Drª. Manoela Rossinetti Rufinoni – UNIFESP
Prof. Dr. Márcio Borges – UFRRJ
Prof. Dr. Márcio Moraes Valença – UFRN
Prof. Dr. Marcos Favero – PUC-Rio
Profª. Drª. Maria Angélica Maciel Costa – UFRRJ
Prof. Dr. Nelson Poppini Vaz – UFSC
Profª. Drª. Norma Lacerda – UFPE
Profª. Drª. Onilda Bezerra – UFPE
Prof. Dr. Otávio Santos – UFRPE
Profº Dr. Paulo Roberto Baqueiro Brandão – UFOB
Profª. Drª. Regina Araujo – UFRRJ
Profª. Drª. Renata Cabral – UFPE
Prof. Dr. Ricardo Alexandre Paiva – UFC
Profª. Drª. Rita de Cássia Ariza da Cruz – USP
Prof. Dr. Rubens de Andrade – UFRJ
Prof. Dr. Sergio Moraes Rego Fagerlande – UFRJ
Profª. Drª. Siva Bianchi – UFRRJ
Profª. Drª. Vera Tângari – UFRJ