TURISMO E PRODUÇÃO DO ESPAÇO LITORÂNEO

PROCESSOS CONFLITOS E CONTRADIÇÕES

2021

DE 22 A 25 DE NOVEMBRO

EVENTO ONLINE SOB INSCRIÇÃO

Realização:

APRESENTAÇÃO

O núcleo Rio de Janeiro do Grupo de Pesquisa Cidades Litorâneas e Turismo (CILITUR/RJ), vinculado à Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), promoverá entre os dias 22 a 26 de novembro de 2021, em formato remoto, o III Colóquio Internacional sobre Cidades Litorâneas e Turismo  – III CILITUR, com o tema “Turismo e Produção do Espaço Litorâneo: processos, conflitos e contradições“.

A primeira edição do evento, realizado em outubro de 2017 em Recife/PE, surgiu do encontro dos organizadores em torno da temática, à luz dos campos disciplinares do Planejamento Urbano e Regional e da Arquitetura e Urbanismo e do Grupo de Pesquisa (CNPq) CILITUR – Cidades Litorâneas e Turismo das Universidades: UFPE, UFC e UFRRJ. Como desdobramento do I CILITUR, foi incorporada a participação de professores/pesquisadores de outras instituições, como a UFRJ, UFRN, IFPE e IFRN.

Em novembro de 2019, também na cidade do Recife/PE, foi realizada a segunda edição do evento (II CILITUR), que promoveu a temática “Turismo e desenvolvimento desigual no litoral brasileiro. Nesta segunda edição, o evento incorporou a participação de novos pesquisadores e instituições ao grupo de pesquisa, que atualmente conta com 15 pesquisadores de 9 instituições federais de ensino e pesquisa brasileiros: IFPE, IFRN, UFC, UFPB, UFPE, UFRN, UFRJ, UFRPE e UFRRJ.

Pioneiro, em termos nacionais, na sistematização da discussão em rede da temática Turismo e Produção do Espaço Litorâneo no Brasil, o Grupo Cilitur figura, atualmente, como um dos maiores grupos interdisciplinares dedicado ao estudo do tema, tendo compromisso com a devolutiva social dos conhecimentos produzidos em seus núcleos regionais e estaduais, tanto por meio de publicações de artigos, participação em eventos científicos, como também na promoção de seus próprios eventos, a exemplo dos Colóquios CILITUR.

Deste modo, a relevância social deste III CILITUR reside na oportunidade de apresentação, discussão e reflexão de ideias, pesquisas e análises críticas a respeito de políticas públicas, intervenções físico-espaciais e práticas socioespaciais que têm como ponto de inflexão e interseção a complexa, intrincada e dialética relação entre o turismo e a produção do espaço litorâneo, sob uma perspectiva multiescalar e periférica. Incluindo, portanto, processos socioespaciais, econômicos e ambientais relacionados ao turismo e à produção do espaço em escala macrorregional, metropolitana e intraurbana, sem perder de vista sua contextualização dentro do atual estágio de acumulação e reprodução do sistema capitalista em nível global.

Nesta terceira edição, as discussões ampliam-se para além do recorte espacial do litoral brasileiro, abrindo espaço para apresentação e discussão de estudos em outros contextos, sobretudo, latino-americanos.

Público-alvo: professores, estudantes, estudiosos, pesquisadores e profissionais de Planejamento Urbano e Regional, Arquitetura e Urbanismo, Turismo, Geografia e áreas afins.

TEMÁTICA

Entendemos que as relações entre turismo e território devem ser pensadas para além de seu viés econômico, considerando o jogo de práticas e disputas socioespaciais em que esta atividade se insere. Faz-se importante compreender que relações o turismo estabelece com as políticas públicas, com mercado e com os residentes, bem como seus reflexos na produção social dos espaços litorâneos, enfatizando em que medida essas transformações têm contribuído para a geração de desenvolvimentos desiguais, alterações de rendas reais e outros impactos socioeconômicos e ambientais, expressos tanto em escalas regionais quanto locais.

Dentro desse contexto, o III CILITUR propõe a discussão a respeito dos processos, conflitos e contradições na produção dos espaços litorâneos em função da atividade turística. O evento traz ainda os resultados da pesquisa homônima, desenvolvida em rede pelo Grupo CILITUR, com apoio do edital universal MCTI/CNPq nº 28/2018 – faixa A.

Diante desse panorama, convidamos estudantes, pesquisadores e profissionais a contribuírem com o debate proposto, submetendo resumos expandidos para apresentação em sessões de comunicação ou pôsteres (resumos simples) nos seguintes eixos temáticos relacionados ao tema central do evento:

I. Estado, Políticas Públicas de Turismo e o Território

Este eixo temático acolhe trabalhos que discutam o papel do Estado e das políticas públicas por ele empreendidas, na promoção, dinamização e controle da atividade turística no território, considerando os processos, conflitos e contradições, bem como os impactos econômicos, socioespaciais e ambientais dela decorrentes.

Numa outra vertente, engloba também trabalhos que discutam experiências e práticas contra hegemônicas na promoção e gestão do turismo a partir do território e participação popular, amparadas ou não por políticas públicas, a exemplo de iniciativas de Turismo de Base Comunitária (TBC) e o Turismo Criativo.

II. Turismo e Projetos de intervenções físico-espaciais - o ajuste do espaço

Este eixo temático abriga trabalhos que discutam os processos, conflitos e contradições na produção do espaço em áreas litorâneas suscitado pela atividade turística, em diferentes escalas (local, metropolitana, regional e nacional). Enquadram-se análises dos conflitos e contradições decorrentes de projetos de intervenções físico-espacial, como a urbanização de frentes marítimas, o provimento de infraestrutura, a questão patrimônio histórico, a implementação de equipamentos turísticos (em suas diferentes tipologias) e seus efeitos morfológicos, socioeconômicos, espaciais e ambientais na produção e consumo do espaço.

Incluem-se também trabalhos que versem sobre as relações entre paisagem, turismo, lazer e os conflitos com outras atividades econômicas e usos litorâneos.

III. Turismo, Financeirização, Tecnologias e o Território - entre o local e o global

Este eixo temático acolhe trabalhos que discutam a relação dialética entre a financeirização da economia e o turismo, entendido como uma importante frente do processo de reprodução, valorização e acumulação capitalista no mundo contemporâneo globalizado. As discussões têm como ponto de partida o questionamento a respeito de como se dá essa relação (turismo e financeirização) e como ela se expressa no território, em suas diferentes escalas. O eixo acolhe ainda trabalhos que versam sobre os efeitos das novas tecnologias digitais sobre o turismo, suas vinculações ao capital financeiro e seus rebatimentos no território, a exemplo das experiências do Turismo 4.0, das plataformas tecnológicas de locação de imóveis de curta temporada, dentre outros.

PROGRAMAÇÃO

São atividades previstas para o III CILITUR:

  • Conferências e Palestras (de convidados nacionais e/ou internacionais);
  • Sessões de Comunicações: definidas conforme resumos expandidos e pôsteres aprovados;

CALENDÁRIO DO EVENTO

DIA 1

SEGUNDA-FEIRA - 22/NOVEMBRO

10:00 - 10:10

MESA DE ABERTURA

10:10 - 11:30

CONFERÊNCIA DA ABERTURA

Dr. Renaud LARIAGON (Universitè d´Angers)

Constâncias e diferenças nos espaços turísticos costeiros: reflexão sobre três casos mexicanos e da obra de Henri Lefebvre

MEDIADOR

Prof. Dr. Sergio Fagerlande (FAU/PROURB/UFRJ)

Apoio discente:

Ingrid Melo (UFRRJ)

Isadora Cardoso (UFRRJ)

LINK DO ZOOM (COM LIMITE DE ACESSO)

LINK CANAL YOUTUBE (SEM LIMITE DE ACESSO)

11:30 - 14:00

Intervalo

14:00 - 16:00

Sessão de Comunicação e Pôsteres 1

ST-I Estado, Políticas Públicas de Turismo e o Território

14:00 - 16:00

Poster
Rio de Janeiro muito além de sol e mar: o potencial do Afroturismo no subúrbio de Madureira
SILVA, Thayane

Poster
Conhecendo o sertão verde carioca: o Parque Estadual da Pedra Branca
DAMES DE OLIVEIRA, Rayane R.

Poster
Turismo, lazer e cultura nos subúrbios: Percursos de identidade e patrimônio no subúrbio da cidade do Rio de Janeiro
INACIO, João Vítor de O. GUSMÃO, Lucas Jean

Apresentação Oral
Retomada do Turismo na Ilha de Itaparica – BA: Efetividade das políticas públicas para a revitalização desse território
REIS, Chelly Costa Souza

Apresentação Oral
Urbanização turística no litoral fluminense: geotecnologias aplicadas a conflitos socioespaciais
OLIVEIRA, Priscila A. ABREU, Luciano M.

Apresentação Oral
Turismo e o Plano Diretor de São Luís (MA)
SUDRÉ, Stephanni Gabriella Silva PÃOZINHO, Fernando Campelo LOPES, Meiriane da Trindade

Apresentação Oral
Do ‘planejar o turismo na cidade’ para ‘planejar a cidade turística’: reflexões a partir da experiência de Barcelona – Espanha.
FELIX, Felipe Gonçalves

MEDIADORA

Profª. Drª. Cristina Pereira de Araujo (DAU e MDU/UFPE)

Apoio discente:

Carlos Collaro (UFRRJ)

Mayson Matheus (UFRRJ)

LINK DO ZOOM (COM LIMITE DE ACESSO)

LINK CANAL YOUTUBE (SEM LIMITE DE ACESSO)

DIA 2

TERÇA-FEIRA - 23/NOVEMBRO

09:00 - 11:00

Sessão de Comunicação e Pôsteres 2

ST-I Estado, Políticas Públicas de Turismo e o Território

09:00 - 11:00

Poster
(Contra)Produção do espaço litorâneo dos estados do Maranhão, Piauí, Ceará e Rio Grande do Norte mediantre o turimso de base comunitária
MAGALHÃES, Marianna B. T.

Poster
A metodologia de implementação da atividade turística de base comunitária com a Rota de Cicloturismo Vale do Gramame
CARVALHO, Lucas S. de

Poster
Turismo e percurso de visitação no Complexo da Maré: Maré a Céu Aberto
PINTO JUNIOR, Flávio de Paiva

Poster
Espacialização do Turismo de Base Comunitária no litoral dos estados da Paraíba, de Pernambuco e Alagoas
FERREIRA, Michele C.

Apresentação Oral
Turismo para além das massas: o turismo de base comunitária e sua repercussão na produção do espaço litorâneo nordestino (PB, PE, AL)
Ferreira, Michele C. Kiyotani, Ilana B.

Apresentação Oral
Turismo para além das massas: o turismo de base comunitária e sua repercussão na produção do espaço litorâneo nordestino (MA, PI, CE, RN)
KIYOTANI, Ilana B. MAGALHÃES, Marianna B. T.

Apresentação Oral
Impactos da pandemia da COVID-19 sobre destinos turísticos: um olhar sobre o arquipélago de Fernando de Noronha – PE
LINS, Camilla A. ARAUJO, Cristina P.

Apresentação Oral
Índice de Desenvolvimento do Turismo de Base Comunitária (ID-TBC): uma proposta de avaliação
SILVA, João Paulo da. ARAUJO, Cristina Pereira de.

MEDIADOR

Dr. João Paulo Silva (MDU/UFPE)

Apoio discente:

Ingrid Melo (UFRRJ)

Isadora Cardoso (UFRRJ)

LINK DO ZOOM (COM LIMITE DE ACESSO)

LINK CANAL YOUTUBE (SEM LIMITE DE ACESSO)

11:00 - 14:00

Intervalo

14:00 - 16:00

Sessão de Comunicação e Pôsteres 3

ST-II Turismo e Projetos de Intervenções físico-espacais - ajuste do espaço

14:00 - 16:00

Poster
Os Empreendimentos Turístico-Imobiliários no Litoral Pernambuco: Agentes e Processos
SANTOS, Luana R. S.

Poster
Urbanização litorânea em Pernambuco: dinâmicas de expansão e conflitos ambientais
COCINO, Ruany R.

Apresentação Oral
A produção do espaço litorâneo em Pernambuco: entre conflitos e contradições
BARBOSA, Ingrid K. SANTOS, Otávio.

Apresentação Oral
Turismo e desenvolvimento desigual no México: evolução de centro integralmente planejado (CIP) Los Cabos, de 1980 a 2010
Valenzuela García, Kasandra Adelaida

Apresentação Oral
A relação entre urbanização e difusão do turismo no litoral brasileiro
FONSECA, Maria Aparecida Pontes COSTA, Wagner Fernandes FAGERLANDE, Sergio Moraes Rego

Apresentação Oral
O paraíso turístico enquanto forma urbana particular no litoral brasileiro.
CASTRO, Tiago da S.

MEDIADORA

Profª. Draª. Ilana Barreto Kiytani (UFPB)

Apoio discente:

Carlos Collaro (UFRRJ)

Mayson Matheus (UFRRJ)

LINK DO ZOOM (COM LIMITE DE ACESSO)

LINK CANAL YOUTUBE (SEM LIMITE DE ACESSO)

DIA 3

QUARTA-FEIRA - 24/NOVEMBRO

09:00 - 11:00

Sessão de Comunicação e Pôsteres 4

ST-II Turismo e Projetos de Intervenções físico-espaciais - o ajuste do espaço

09:00 - 11:00

Poster
A redução da presença de hostels na Favela Cantagalo Pavão Pavãozinho, Rio de Janeiro: crise no turismo em favelas
TRINDADE, Sophia Vollú Keweloh

Poster
Estudo sobre processos de integração/segregação entre turistas e residentes no entorno da escadaria de Mãe Luiza, e as praias de Areia Preta, Miami em Natal/RN
BEZERRIL, Alysson Lucas de Oliveira

Apresentação Oral
Palácio Anchieta: destino para turismo de um dia na capital capixaba
NEMER, Luciana

Apresentação Oral
Patrimônio cultural e os processos de turistificação: o caso do "Porto Novo" e as mudanças na paisagem do Bairro do Recife
PERES, Clara T. LINS, Camilla A.

Apresentação Oral
Os usos litorâneos da Região Metropolitana de Fortaleza: mapeamento e reflexões sobre a urbanização turística
LEITE, Raquel Ferreira. DIÓGENES, Beatriz Helena Nogueira.

Apresentação Oral
Cicloturismo, Mobilidade Urbana e (In) Justiça Espacial: fragmentações e insurgências na morfologia urbana do Rio de Janeiro - RJ e João Pessoa - PB
PORTO-SALES, Andréa Leandra SALDANHA, Luiz Emerson da Cruz

Apresentação Oral
Projeto e obra da nova Beira Mar em Fortaleza: processos, conflitos e contradições
PAIVA, Ricardo A. DIÓGENES, Beatriz H. N.

MEDIADOR

Prof. Dr. Otávio Santos (UFRPE)

Apoio discente:

Ingrid Melo (UFRRJ)

Isadora Cardoso (UFRRJ)

LINK DO ZOOM (COM LIMITE DE ACESSO)

LINK CANAL YOUTUBE (SEM LIMITE DE ACESSO)

11:00 - 14:00

Intervalo

14:00 - 16:00

Sessão de Comunicação e Pôsteres 5

ST-I Estado, Políticas Públicas de Turismo e o Território

14:00 - 16:00

Poster
Valorização da Cultura Local na Cidade Turística de Arraial do Cabo
SILVA, Sulamita dos S. BIANCHI, Siva Alves

Poster
Entre o mar e a montanha, o patrimônio cultural: a (des)valorização do patrimônio histórico-cultural do Rio de Janeiro em tempos de pandemia e seus reflexos no turismo
ESPOSITO, Victor H. G.

Apresentação Oral
Estudos de Impactos Socioambientais: amparo para o planejamento do turismo na Unidade de Conservação em Jequiá da Praia (AL)
OLIVEIRA, Adriana T. CONCEIÇÃO, Jéssica P.

Apresentação Oral
Os principais conflitos e finalidades da criação de unidades de conservação no polo turístico costa das dunas/RN
DANTAS, Fernanda Raphaela Alves SONAGLIO, Kerlei Eniele FERREIRA, Luana Dayse de Oliveira

Apresentação Oral
Influências da percepção do medo da violência na realização de visitação do Parque Estadual Dunas Do Natal
FERREIRA, Luana Dayse de Oliveira NÓBREGA, Wilker Ricardo de Mendonça. DANTAS, Fernanda Raphaela Alves

Apresentação Oral
Hospitalidade Urbana: a expansão do urbano e do turismo na cidade de João Pessoa/PB
KIYOTANI, Ilana Barreto. FREITAS, Ranieryson Viana LACERDA, Paulo Henrique Ferreira

MEDIADORA

Profª. Drª. Maria Aparecida Pontes da Fonseca (UFRN)

Apoio discente:

Carlos Collaro (UFRRJ)

Mayson Matheus (UFRRJ)

LINK DO ZOOM (COM LIMITE DE ACESSO)

LINK CANAL YOUTUBE (SEM LIMITE DE ACESSO)

16:15 - 17:30

Conferência 2

Dr. Hélio HINTZE
Turismo Legitimado: espetáculos e invisibilidade

MEDIADOR

Prof. Dr. Luciano Muniz Abreu (DAU/UFRRJ)

LINK DO ZOOM (COM LIMITE DE ACESSO)

LINK CANAL YOUTUBE (SEM LIMITE DE ACESSO)

DIA 4

QUINTA-FEIRA - 25/NOVEMBRO

09:00 - 11:00

Sessão Especial (CILITUR)

Turismo e produção do espaço no litoral brasileiro: processos conflitos e contradições

Equipe CILITUR

Apoio discente:

Carlos Collaro (UFRRJ)

Mayson Matheus (UFRRJ)

LINK DO ZOOM (COM LIMITE DE ACESSO)

LINK CANAL YOUTUBE (SEM LIMITE DE ACESSO)

11:00 - 14:00

Intervalo

14:00 - 16:00

Sessão de Comunicação e Pôsteres 6

ST-III Turismo, Financeirização, Tecnologias e o Território - entre o local e o global

14:00 - 16:00

Poster
Empreendimentos turísticos imobiliários: verticalidades e horizontalidades no litoral brasileiro
SOUZA, Rita de Cássia F. de

Poster
Turismo em Inhambane no Contexto da Pandemia da Covid-19: Caso da Praia de Tofo
VILANCULOS, Abenigo MULANGUENE, Esmeralda SÓNIA, Josina

Apresentação Oral
O Airbnb e suas repercussões: aspectos da economia do compartilhamento, turismo e gentrificação na região central do Rio de Janeiro
FERNANDES, Fernanda de S. ABREU, Luciano M. ANDRADE, Josiane N.

Apresentação Oral
Aluga-se: mapeamento da oferta do Airbnb nas cidades litorâneas de Pernambuco
ANDRADE, Josiane Nascimento ARAUJO, Cristina Pereira de. CRISTINO, Claudio Tadeu

Apresentação Oral
As políticas públicas de turismo no contexto da financeirização
SANTOS, Denise B. M. ARAUJO, Cristina P. ABREU, Luciano M.

Apresentação Oral
A instalação dos empreendimentos “Smart Cities” no Nordeste brasileiro
SARABIA, Mônica L. LOPES, R. S. M. MORAIS, Wesley

MEDIADOR

Prof. Dr. Alexandre Queiroz Pereira (UFC)

Apoio discente:

Ingrid Melo (UFRRJ)

Mayson Matheus (UFRRJ)

LINK DO ZOOM (COM LIMITE DE ACESSO)

LINK CANAL YOUTUBE (SEM LIMITE DE ACESSO)

16:15 - 17:30

Conferência 3

Prof. Dr. Ladislau DOWBOR (PUC-SP)
Turismo, financeirização e Território

MEDIADORA

Profª. Drª. Cristina Pereira de Araujo (DAU e MDU/UFPE)

LINK DO ZOOM (COM LIMITE DE ACESSO)

LINK CANAL YOUTUBE (SEM LIMITE DE ACESSO)

Encerramento

Atenção!

* Apresentadores de trabalho deverão acessar pela plataforma ZOOM

** Os links de cada sessão estarão disponíveis no Canal Youtube no endereço:

CRONOGRAMA (sujeito a ajustes)

Primeira chamada de Trabalhos:

19/JULHO

Segunda Chamada de Trabalhos:

06/AGOSTO

Término da Submissão:

06/OUTUBRO

Resultado das Análises:

25/OUTUBRO

Início das Inscrições:

25/OUTUBRO

Divulgação das Sessões:

06/NOVEMBRO

Início do Evento:

22/NOVEMBRO

Término do Evento:

25/NOVEMBRO

Disponibilização dos Certificados no site do evento:

06/DEZEMBRO

Publicação dos Anais no site do evento:

10/DEZEMBRO

COMISSÃO ORGANIZADORA

Prof. Dr. Luciano Muniz Abreu – DAU e PPGDT / UFRRJ (Coordenador)

Prof. Dr. Sergio Moraes Rego Fagerlande – FAU e PROURB / UFRJ (Coordenador)

 

Prof. Dr. Alexandre Queiroz Pereira – PPGeo/UFC

Profª. Drª. Beatriz Diógenes – PPGAU+D/DAUD/UFC

Prof. Dr. Claudio Cristino – UFRPE

Profª. Drª. Cristina Pereira de Araujo – MDU/DAU/UFPE

Profª. Drª. Ilana Barreto Kiyotani – UFPB

Prof. Dr. Otávio Augusto Alves dos Santos – UFRPE

Prof. Dr. Ricardo Alexandre Paiva- PPGAU+D/DAU/UFC

Profª. Ma. Denise Marques – Doutoranda MDU/UFPE

Prof. Ms. João Paulo da Silva – Doutorando MDU/UFPE

Profª. Ma. Josiane Andrade – UNIFAVIP – Doutoranda MDU/UFPE

Prof. Ms. Wagner Fernandes Costa – IFRN

APOIO DISCENTE

Ana Carollina Monteiro Spalla Moreira – DAU/UFRRJ

Beatriz Martins de Almeida – DAU/UFFRJ

Bianca Loisy Rezende Dutra – FAU UFRJ

Carlos Antonio Collaro Cerqueira – DAU/UFRRJ

Emile da Costa Magalhães – DAU/UFRRJ

Fernanda de Sales Fernandes – DAU/UFRRJ

Flávio de Paiva Pinto Jr – FAU UFRJ

Ingrid Oliveira Melo – DAU/UFRRJ

Isadora Cristina Cardoso Macedo – DAU/UFRRJ

Mayson Matheus Leocadio da Silva – DAU/UFRRJ

Rayane Rosignoli Dames de Oliveira – FAU UFRJ

Rayssa Barros da Silva – DAU/UFRRJ

Robson Fonseca de Oliveira Filho – DAU/UFRRJ

Sophia Vollu Keweloh Trindade – FAU/UFRJ

Vanessa Ariane Gomes – DAU/UFRRJ

COMISSÃO CIENTÍFICA

Profª. Drª. Adriana Carla de Azevedo Borba – UFPE

Profª. Drª. Adriana Schueler – UFRRJ

Prof Dr Alamo Pimentel – UFSB

Profª. Drª. Alda Azevedo – UFRJ

Prof. Dr. Alexandre Queiroz – UFC

Prof. Dr. Ayrton Portilho Bueno – UFSC

Profª. Drª. Beatriz Helena Nogueira Diógenes – UFC

Prof. Dr. Carlos Alberto Lidizia Soares – UFF

Profª. Drª Cláudia Corrêa de Almeida Moraes – UFF

Prof. Dr. Claudio Cristino – UFRPE

Profª. Drª. Cristina Pereira de Araujo – UFPE

Prof. Dr. Cristóvão de Cássio da T. de Brito – UFBA

Prof. Dr. Décio Tubbs Filho – UFRRJ

Profª. Drª. Denise Silva Magalhães – UFBA

Profª Drª. Diana Alberto – UFPA

Profª. Eloise Silveira Botelho – UNIRIO

Profª. Drª. Fábia Trentin – UFF

Profª. Drª. Fabiana Izaga – UFRJ

Profª. Drª. Flavia Braga – UFF

Profª. Drª. Goreti da Costa Tavares – UFPA

Profª. Drª. Heliana Comin Vargas – USP

Profª. Dªa. Ilana Barreto Kiytani – UFPB

Profª. Drª. Isabela de Fátima Fogaça – UFRRJ

Prof Dra Izabella Galera – UFPE

Prof. Dr. José Almir Farias Filho – UFC

Profª. Drª. Julieta Leite – UFPE 

Prof. Dr. Luís Henrique de Souza – UFPE 

Profª. Drª. Luciana Nemer – UFF

Prof. Dr. Luciano Muniz Abreu – UFRRJ

Prof. Dr. Luiz Alexandre Mees – UNIRIO

Profª. Drª. Manoela Rossinetti Rufinoni – UNIFESP

Prof. Dr. Márcio Borges – UFRRJ

Prof. Dr. Márcio Moraes Valença – UFRN 

Prof. Dr. Marcos Favero – PUC-Rio

Profª. Drª. Maria Angélica Maciel Costa – UFRRJ

Prof. Dr. Nelson Poppini Vaz – UFSC 

Profª. Drª. Norma Lacerda – UFPE 

Profª. Drª. Onilda Bezerra – UFPE 

Prof. Dr. Otávio Santos – UFRPE

Profº Dr. Paulo Roberto Baqueiro Brandão – UFOB

Profª. Drª. Regina Araujo – UFRRJ

Profª. Drª. Renata Cabral – UFPE

Prof. Dr. Ricardo Alexandre Paiva – UFC

Profª. Drª. Rita de Cássia Ariza da Cruz – USP 

Prof. Dr. Rubens de Andrade – UFRJ

Prof. Dr. Sergio Moraes Rego Fagerlande – UFRJ

Profª. Drª. Siva Bianchi – UFRRJ

Profª. Drª. Vera Tângari – UFRJ

INSCRIÇÕES

Insira apenas os números, sem os pontos e traço. Ex.:12345678900

REALIZAÇÃO:

APOIOS:

© 2021 - III Cilitur - Todos os direitos reservados

PROGRAMAÇÃO ATUALIZADA

Prezados(as),
A programação no III cilitur foi atualizada. Em breve os links das sessões serão disponibilizados aos autores.