SUBMISSÕES

vista aérea Guarapari ES google earth
vista aérea Guarapari ES google earth

RESUMOS EXPANDIDOS APROVADOS

S_01 – Urbanização turística

A produção do espaço litorâneo nas cidades globais e nas cidades invisibilizadas: um estudo de caso sobre Niterói e São Gonçalo/RJ (LIMA, Matheus G.)

Dimensões da prática do turismo na cidade de Porto Seguro e os reflexos na vida da população Residente (BISPO, Aline S.)

O Mercado da Boa Vista Recife-PE, da feira a festa: Metamorfoses e novas formas de apropriação em antigos espaços da cidade. (JÚNIOR, José M. do N.; BARBOSA, Adauto G.)

O desafio do desenvolvimento da acessibilidade universal em Paraty/RJ (MAGALHÃES, Bianca dos S.; SCHUELER, Adriana S.)

Centralidade e integração espacial: uma caracterização no tecido urbano da Área Conurbada de Florianópolis (ALMEIDA, Igor T. L. de; REIS, Almir F.)

Da serpentina ao caos: o destino Recife e o nexo turismo-violência urbana (RODRIGUES, Barbara N.; ALDRIQUE, Natália; WIWSINIESKI, Lívia B.)

Turismo e a produção (desigual) do espaço no litoral fluminense: uma análise comparativa dos processos de configuração e ajuste espacial de Angra dos Reis e Cabo Frio (ABREU, Luciano M.; COSTA, Aline N.; GOMES, Thaís de O.)

Hospedagem acessível: um novo quesito de qualidade na tipologia de hotéis. (SANTIAGO, Zilza M. P.; RICHA, Carlos B. O.; VILLAROUCO, Vilma).

Urbanização Litorânea e as Práticas Marítimas de Lazer:as dinâmicas do setor terciário no litoral leste do Ceará. (POMPEU, Marcos R. F.)

Urbanização turística e infraestrutura na Região Metropolitana de Fortaleza. (PAIVA, Ricardo A.; DIOGENES, Beatriz H. N.)

Nova Pipa, não! Implicações do Imobiliário-Turístico em Subaúma – Tibau do Sul/RN. (COSTA, Wagner F.)

Violência, turismo e o viver a cidade: reflexões iniciais sobre o medo em destinos turísticos brasileiros. (RODRIGUES, Barbara N.; FAZITO, Mozart)

Urbanização litorânea nas metrópoles nordestinas: complexos turísticos e a dinâmica do lazer. (CUNHA, Gabriela B.; PEREIRA, Alexandre Q.)

 

S_02 – Política, turismo e território

Avaliação das Políticas Públicas na Região Turística Litoral do Paraná na prevenção e mitigação da suscetibilidade à desastres naturais. (SILVEIRA, Marcos A. T.; TELES, Margarete A.; ROCHA, Marcelo M.)

Fontes para a construção do turismo histórico – cultural: uma análise das atas da Câmara Municipal de Ílhavo/Portugal. (MACEDO, Karla M. R. de; REZENDE, Vera)

Um olhar sobre o turismo de base comunitária no estado do Rio de Janeiro. (FAGERLANDE, Sergio M. R.)

Desafios para o Turismo LGBT em tempos de obscurantismo político. (MOURA, Leandro S.; SILVA, Milena P. B. da; SANTOS, Gabrielle M. A. dos)

Turismo e iniciativas de ordenamento territorial em Indiaroba/SE e Jandaíra/BA. (SANTOS, Carla N. C.; VILAR, José W. C.)

A Política de interiorização do turismo no Brasil. (FONSECA, Maria A. P. da; SILVA, Rodrigo C. da; TODESCO, Carolina)

EDUCAÇÃO PARA A DEMOCRACIA: despertando a cidadania na dinâmica do turismo em Maragogi/AL.. (SOARES, Artemísia dos S.; AZEVEDO, Francisco F. de)

Como anda o TBC no Brasil? Proposta de categorização do desenvolvimento do turismo de base comunitária no Brasil. (SILVA, João P. da; ARAUJO, Cristina P. de)

Turismo de Base Comunitária, Patrimônio Cultural e Identidade Social: Estudo na Comunidade Quilombola do Pixaim, Piaçabuçu/AL. (SANTOS, Robson dos; VIEIRA, Nayane F. S.; LIMA, Fabiana de O.)

Turismo e produção do espaço no litoral brasileiro: processos, conflitos e contradições. (ARAUJO, Cristina P. de)

 

S_03 – Turismo, inovação e conflitos socioespaciais

Extensão da presença do Airbnb: proposta de uma ferramenta metodológica inicial de análise e sua aplicação em cidades turísticas de pequeno porte. (SOUZA, Rafael B. de; LEONELLI, Gisela C. V.)

Desigualdades e Conflitos Socioespaciais da História Urbana de Camboriú e Balneário Camboriú – SC. (PINHO, Stephanie L. de P.; POZZO, Renata R.)

Turismo em Ruínas: estudo de casos em Angra dos Reis e Rio de Janeiro. (NEMER, Luciana)

Mercado da Encruzilhada, Recife-PE: espaço público em transformação. (PEREIRA, Omar R. da S. C.; BARBOSA, Adauto G.)

Construção das imagens do paradisíaco turístico no litoral brasileiro. (CASTRO, Tiago da S.)

O Espaço Construído no Litoral de Caucaia-Ce: dinâmica turística e metropolização na Região Metropolitana de Fortaleza. (PAZ, Francileuda P; PEREIRA, Alexandre Q.)

As novas plataformas de hospedagem e o mercado imobiliário em Natal/RN. (FONSECA, Maria A. P. da; BESERRA, Mariana de V. P.; COSTA, Wagner F.)

“Novas” formas de hospedagem e sua espacialização: uso e ocupação de imóveis nos municípios litorâneos de Pernambuco pela plataforma Airbnb. (ANDRADE, Josiane; ARAUJO, Cristina P. de)

No limiar marítimo de Salvador: a produção urbana a partir de Pedra Furada e o seu entorno. (LISIAK, Janaína)

A implementação da ZEIS Mucuripe em Fortaleza: os dois lados do planejamento participativo e os conflitos socioespaciais. (FERNANDES, Juliana D. B.; FREITAS, Clarissa F. S.)

Grandes Projetos Urbanos como vetor de transformações socioespaciais, econômicas e ambientais: o caso do Complexo Imobiliário e Turístico Reserva do Paiva. (SARÁBIA, Monica L.; LINS, Camilla de A.; SILVA, Wesley M.)

Reflexões sobre processos de integração/ segregação entre visitantes e residentes na paisagem turística de capitais do Nordeste. (SILVA, Michel J. V A. da).

 

RESUMOS SIMPLES APROVADOS

S_01 – Urbanização turística

Turismo e desenvolvimento desigual: a produção do espaço litorâneo em Cabo Frio/RJ. (CERQUEIRA, Carlos A. C.; ABREU, Luciano M.)

Como aproveitar o ambiente litorâneo e as preexistências locais para uma expansão urbana inclusiva : uma proposta de projeto urbano-paisagístico para o Cabo de Santo Agostinho/PE. (FILHO, Alexandre P. de S.; PEREIRA, Ewerton D. L.)

Turismo, produção e consumo do espaço na Costa Verde fluminense: tipologias e espacialização dos meios de hospedagem em Angra dos Reis – RJ. (GOMES, Thaís de O.; SILVA, Fernanda R. da).

O Papel do Turismo no Desenvolvimento Urbano. (FERREIRA, Ketlyn P. de S.; SILVA, Lídia K. C. da)

Turismo, produção e consumo do espaço na Costa do Sol: A espacialização dos Meios de Hospedagem e suas Tipologias em Cabo Frio e Rio das Ostras – RJ. (RANGEL, Amanda R.; FERNANDES, Fernanda de S.)

ARQUIPÉLAGO URBANO: Projeto de Expansão Urbana Na Ilha de Itamaracá. ( SÁ, Cecília S.; CARDOZO, Gabriel V.)

Mobilidade Intradestino com Ênfase no Modal Aquaviário: um estudo sobre os lancheiros e barqueiros no Pólo Costa dos Coqueirais-SE. (RIBEIRO, Valéria; SILVA, Daniella P. de S.)

 

S_02 – Política, turismo e território

Mobilidade e Turismo: As políticas de transporte como impulsionadoras da atividade de ecoturismo na Região de Guaratiba – RJ. (DUAVY, Andreia L. de O.)

Políticas urbanas e de turismo em favelas do Rio de Janeiro. (DZIEKANIAK, Andressa N.; SANTOS, Brendo, T. dos)

Vila de Iguassú: Herança, realidade e potencialidades turísticas. (FERREIRA, João P. S.)

A FORTALEZA DE SANTA CATARINA EM CABEDELO (PB): uma análise do ambiente de marketing de um patrimônio histórico. (FREITAS, Ranieryson V. de.; FERREIRA, Paulo L. H.; KIYOTANI, Ilana)

PARQUE ECOLÓGICO SANHAUÁ EM JOÃO PESSOA (PB): perspectivas dos atores envolvidos. (FREITAS, Ranieryson V. de.; FERREIRA, Paulo L. H.; KIYOTANI, Ilana)

Turismo e produção do espaço no litoral brasileiro: O turismo de base comunitária no estado do Rio de Janeiro, com foco para a região da Costa do Sol. (MARTINS, Marcela Haus)

Análise de noticiários relacionados ao contexto da violência urbana no Centro da cidade do Natal/RN no período de 2009 a 2019. (MELO, Maria K. A. de; FERREIRA, Luana D. de Ol; FILHO, Mozart F. R.)

Porto de Jatobá: Uma Iniciativa de Urbanização Turística no Norte da Região Metropolitana do Recife. (JÚNIOR, Paulo A. P. G)

Potencialidade da implementação do Turismo de Base Comunitária em Brasília Teimosa. (Nascimento, D. V. R.; SILVA, João Paulo da)

“O que é da Bomba é bom!”: conflitos do desenvolvimento do turismo de base comunitária no bairro da Bomba do Hemetério, Recife-PE. (SILVA, Angela S. P. da)

ANÁLISE DO IMPACTO SOCIOAMBIENTAL NO TURISMO CAUSADO PELOS INCIDENTES COM TUBARÃO NA PRAIA DE BOA VIAGEM, RECIFE-PE. (COSTA, Emilly C. de A.; SILVA, Thais R. F. da.; COUTINHO, Whithiney J. R. dos S.)

 Intervenções urbanas recentes e turistificação da zona portuária do Recife, Recife-PE. (MARANGONI, Felipe R. G.)

 

S_03 – Turismo, inovação e conflitos socioespaciais

O Projeto de reforma da Barra em Salvador: o papel da gestão na formulação de projetos de incentivo ao turismo. (DUAVY, Andreia L. de O.)

Praia de Iracema: território de especulação e de conflitos invisíveis. (OLIVEIRA, Elisa B. de C.)

Grandes Projetos Urbanos em Escala Internacional: Impactos sobre o Ordenamento Urbano das Cidades. (SILVA, Wesley M.; LEAL, Suely M. R.)

Novos Paradigmas de Governança: Conexões democráticas, Produção Social do Habitat e protagonismo dos Movimentos Sociais no contrafluxo dos Grandes Projetos Urbanos na Região Metropolitana do Recife. (LOPES, Riviane da S. M.)

Amálgama São José: Proposta de reabilitação urbana à luz da conservação integrada. (JUNIOR, Ricardo B. B.; MELO, Isadora T. de; SANTOS, Danilo C. V. B. dos)

Reflexões sobre encontros e desencontros entre turistas nacionais e residentes em São Miguel do Gostoso – RN. (TAVARES, Jefferson R.; SILVA, Michel J. V. A. da)

Estudo exploratório sobre a percepção de residentes acerca do evento Réveillon do Gostoso, São Miguel do Gostoso – RN. (NASCIMENTO, Ana L. do; SILVA, Michel J. V. A. da)

Estudo sobre a relação entre turistas internacionais de aventura (kite e wind surf) e os moradores do destino São Miguel do Gostoso – RN. (DUARTE, Nilo de M. C.; SILVA, Michel J. V. A. da)

Japeri: uma zona de sacrifício e a resiliência urbana pelo turismo. (MAGALHÃES, Lígia C.; MENDONÇA, Gabriel R. de).

 

O II CILITUR – COLÓQUIO NACIONAL SOBRE CIDADES LITORÂNEAS E TURISMO dispõe de três formas de participação a saber:

  1. Apresentação/publicação de artigo científico;
  2. Exposição de pôsteres para estudantes de graduação;
  3. Lançamento de Livros e Mesa-Redonda com os autores

 

  1. APRESENTAÇÃO/PUBLICAÇÃO DE TRABALHO CIENTÍFICO

Os trabalhos deverão ser submetidos no formato de resumo expandido, fundamentados em projetos de pesquisa, teses, dissertações e trabalhos técnicos, de acordo com o template a ser disponibilizado em breve. Após avaliação, os resumos expandidos aprovados poderão ser apresentados no Colóquio.

Os resumos expandidos devem ter entre 6.000 e 10.000 caracteres (com espaço) e serem enviados em arquivo Word. Deverão incluir: (1) Título e subtítulo; (2) entre 3 e 5 palavras-chave; (3) a identificação do problema a ser investigado e os objetivos do trabalho; (4) metodologia; (5) principais resultados obtidos e discussões; (6) referências bibliográficas. Quando o trabalho incluir tabelas, gráficos, ilustrações, o arquivo final não deverá exceder a 3 MB.

Os trabalhos deverão estar devidamente identificados, com o nome dos autores e coautores, instituição de origem, e-mail, indicação da temática escolhida e serem enviados pelo site, em formulário próprio disponibilizado ao final desta página.

Cada autor somente poderá constar em até dois trabalhos (independente se autor principal ou coautor). Cada trabalho pode ter um autor e até dois coautores.

Os resumos expandidos aceitos serão publicados nos anais do Colóquio. A revisão e parecer sobre o trabalho serão realizados por especialistas da área no sistema de revisão por pares, às cegas.

  1. PÔSTERES DE GRADUAÇÃO

A exposição de pôsteres é uma modalidade direcionada aos estudantes de graduação, visando valorizar a sua produção e estimular a formação de novos pesquisadores e pesquisadoras na área objeto do Colóquio. Serão aceitos trabalhos desenvolvidos como Iniciação Científica, trabalho de disciplinas ou Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação que tenham vinculação com as temáticas do Colóquio.

A submissão de trabalhos será feita a partir de um resumo de até 300 palavras a ser enviado, via formulário próprio, de acordo com os templates, ambos disponibilizados ao final desta página.

Os resumos dos pôsteres serão selecionados por uma comissão científica e os selecionados serão publicados nos anais do evento. Os estudantes deverão levar seu pôster impresso no primeiro dia do evento para a exposição.

  1. LANÇAMENTO DE LIVROS E MESA-REDONDA COM OS AUTORES

Convidamos os participantes do evento que tenham livros publicados, recentemente, sobre a temática em questão, para participar nesta atividade.

Para tanto, solicitamos aos autores e autoras interessados a entrar em contato com a Comissão Organizadora no e-mail cilitur@cilitur.com.br.

CRONOGRAMA

15 de maio de 2019 Primeira Chamada de Trabalhos
18 de Agosto de 2019

(NOVA DATA)

Data limite para envio dos resumos (expandidos e pôsteres)
09 de setembro de 2019 Divulgação da relação dos trabalhos aceitos para apresentação oral e no formato de pôster. Veja os resultados logo abaixo.
23 de setembro de 2019 Data limite para inscrição com desconto
11 de novembro de 2019 Inscrição no Evento
11 – 13 de novembro de 2019 II CILITUR

Download

Baixe aqui o template para resumo expandido.

Download

Baixe aqui o template para pôsters.

Formulário de submissão de trabalho

Autor 1 (Campo obrigatório):
Email (Campo obrigatório):
Filiação (Campo obrigatório):
Autor 2:
Email:
Filiação:
Autor 3:
Email:
Filiação:
Tipo de trabalho (Campo obrigatório):
Título do trabalho (Campo obrigatório):
Sessão Temática (Campo obrigatório):

Anexe aqui seu arquivo (Campo obrigatório):

Deixe um comentário: